top of page

NEWSLETTER MAIO- O QUE NOS DIZ A COR DA FRUTA?


O que nos diz a cor da fruta?


A gama de cores da fruta é tao grande quanto a sua variedade. Verde, laranja, vermelho, amarelo … muitas são as cores da fruta que ingerimos ao longo dos nossos dias.

O que nem todos sabemos é que quando comemos fruta de diferentes cores também ingerimos componentes diferentes com benefícios para a nosso organismo.

Fitoquímicos, é o nome dos compostos biologicamente ativos e naturalmente presentes nos alimentos de origem vegetal, responsáveis por atribuir as características organoléticas (cor e sabor) à fruta e que exercem também um efeito benéfico para a nossa saúde.

Cor vermelha: licopeno, acido elágico e flavonoides são os fitoquímicos responsáveis por atribuir a cor vermelha e associam-se à prevenção de cancro da próstata, cancro do trato urinário, redução do risco de doença cardiovascular e proteção das células contra os radicais livres. Exemplos: melancia, romã e morangos.

Cor verde: kiwi, abacate e maçãs verdes são exemplos de fruta ricas em clorofila, o principal pigmento responsável pela cor. Este grupo também contem luteína e zeaxantina que são carotenoides com efeito benéfico na redução do risco de cataratas.

Cor azul/roxa: frutas como amoras, mirtilos, uvas, figos e ameixas, são frutas onde a cor arroxeada predomina. Esta cor é conferida pelas antocianinas, com poder antioxidante e papel protetor para o organismo.

Cor amarela/laranja: Pela presença de carotenoides, terpenos e flavonoides, as frutas deste grupo como a nectarina, laranja, maracujá, papaia, ananas, alperce apresentam benefícios para a nossa visão, pele e inibição de agregação plaquetária.

Cor branca: A cor branca é o resultado da presença de antoxantinas. Este grupo, rico em vitaminas do complexo B, potássio e magnésio, pelo seu efeito na redução do colesterol e pressão arterial parecem diminuir o risco de doença cardiovascular. Exemplos: banana, anona, pera e meloa.

A nossa alimentação quer-se equilibrada e variada e quanto mais colorida for, maior será o proveito que tiramos dos nutrientes presentes nos nossos alimentos.


Nutricionista

Marta Sofia Ferreira (4137N)

9 visualizações0 comentário
bottom of page