top of page

NEWSLETTER JUNHO - SANTOS POPULARES À LUPA


Junho é o mês dos Santos Populares !!! O mês em que as ruas se enchiam de cheiro e cor e que os arraiais começavam a ser montados, porem mais um ano que teremos que adiar a festa, mas se há coisa que não pode faltar na nossa mesa é a bela sardinha numa generosa fatia de pão acompanhada por uma salada mista e pimentos assados.

Vamos conhecer mais sobre os alimentos típicos desta tradição:

SARDINHA

A eterna rainha dos santos populares e arraiais de Verão, é um peixe de pequenas dimensões, de água salgada, encontrado no Atlântico Nordeste e Mar Mediterrâneo.

A composição nutricional da sardinha varia consoante a altura do ano em que é capturada. No Verão, onde se verifica o maior consumo deste peixe, a sardinha apresenta um maior teor de gordura, motivo pelo qual as características organoléticas são mais apreciadas pelos consumidores.

Por 100 g de sardinha meio gorda grelhada:

Energia (Kcal) - 168

Proteína (g) - 25.9

Hidratos de Carbono (g) - 0

Gordura (g) - 7.2

Colesterol(mg) - 38

Vit B12 (µg) - 9.3

Vit D (µg) - 11

Cálcio(mg) - 67

Ferro(mg) - 1.9


MANGERICO

Não há santos populares sem o cheirinho a manjerico na cozinha ou varanda. Conhecido como “a erva dos namorados”, o manjerico é uma erva aromática que podemos utilizar na confeção dos nossos alimentos.

Manjerico e manjericão pertencem à mesma família e considerando que o manjericão tem um uso culinário mais generalizado, segue o seu valor nutricional por 100 g fresco:

Energia (Kcal) - 48

Proteína(g) - 3.1

Hidratos de Carbono (g) - 5.1

Gordura (g) - 0.8

Fibra (g) - 3.9

Vit A(µg) - 660

Vit C (mg) - 11

Vit B2 (mg) - 0.31

Cálcio (mg) - 250


PIMENTO

O pimento é um alimento de elevada densidade nutricional e baixo valor calórico. A sua composição varia com a fase de maturação, com a cor e com o tipo de cultivo. O pimento imaturo é de cor verde e há medida que a maturação aumenta pode adquirir cores como, vermelho, laranja e amarelo.

Energia (Kcal) - 37

Proteína(g) - 2.7

Hidratos de Carbono (g) - 3.7

Gordura (g) - 0.6

Fibra(g) - 2.8

Vit A (µg) - 383

Vit E (mg) - 1.4

Cálcio(mg) - 17

Ferro(mg) - 0.9



Não há festa na rua, mas a tradição à mesa ninguém nos tira …. BONS SANTOS POPULARES


Marta Sofia Ferreira – Nutricionista (4137 N)

14 visualizações0 comentário
bottom of page