A importância da Avaliação Física

Atualizado: 21 de fev. de 2020

Prof. Rafael Ramos

O processo de Avaliação Física é a base fundamental para a prescrição de exercício físico personalizado por parte do Personal Trainer. Têm como finalidade identificar um conjunto de variáveis e características do aluno que vão dar suporte ao Personal Trainer para tomar decisões no planeamento e prescrição do treino.

A avaliação Física do Sunset Fitness Club tem aproximadamente a duração de 45 minutos e baseia-se em 3 Pilares.


1º - Rastreio de Saúde


A prática do exercício físico é um passo para um estilo de vida mais saudável. Contudo, é essencial que essa prática seja realizada num ambiente seguro, eficaz e que ajude o cliente a atingir os seus objetivos.

Para isso, o Personal Trainer na Avaliação Física realiza um questionário ao cliente de forma a verificar se o cliente está apto para treinar ou deve consultar o seu médico antes de iniciar a atividade física.


Anamnese Clinica

Fatores Avaliados: Risco Cardíaco, Risco Respiratório, Risco Metabólico, Intervenções cirúrgicas, Limitações Funcionais (lesões), Antecedentes Familiares, Estilo de Vida, Pressão Arterial e Frequência Cardíaca em repouso.


2º- Avaliação Condição Física


Para uma prescrição personalizada, é necessário compreender os hábitos desportivos do cliente bem como efetuar uma análise à sua composição corporal.

Saber se o cliente é sedentário ou ativo, é essencial para uma prescrição adaptada aos níveis de intensidade e complexidade exigida, assim como gostos e objetivos do praticante, ou de outras atividades físicas praticadas simultâneamente.

A análise da composição corporal permitirá recolher indicadores da condição física do cliente que o Personal Trainer utiliza na prescrição de treino sendo esta fundamental no processo de reavaliação de forma a verificar se os treinos estão a ser eficazes de acordo com as metas e objetivos pré-estabelecidos.


Analise Composição Corporal

Dados Recolhidos: Altura, Peso, %Massa Gorda, % Água, Massa Muscular, Massa Óssea, Taxa Metabólica Basal, Idade Metabólica, Gordura Visceral, Perímetros.


No contexto pluridisciplinar do processo de treino, é também essencial mensurar o cliente nas suas capacidades físicas e motoras.

Para isso, é aplicada uma bateria de testes por parte do Personal Trainer para recolher mais informações sobre o estado da condição física no momento inicial e também numa reavaliação para verificar progressos em todas as suas variáveis.

Avaliação Postural e Funcional

Teste Utilizado

Avaliação Estática

Avaliação Dinâmica


Flexibilidade

Teste Utilizado

Sit and Reach


Aptidão Cardiorrespiratória

Teste Utilizado

One Mile Test,

Test Cooper, etc., (consoante objetivos e fatores de risco)


Resistência Muscular

Teste Utilizado

Push ups,

curl-ups


Força

Teste Utilizado

1RM


3º - Metas e Objetivos


No início de um processo de treino, é fundamental perceber os objetivos do cliente e as suas reais motivações. Organizar uma rotina de treinos, metas a atingir a curto, médio e longo prazo, períodos de reavaliação das condições constantes, são essenciais para a prescrição do treino por parte do Personal Trainer.

Quando se inicia uma metodologia de treino é necessário ter em conta o período de adaptação fisiológica ao novo estimulo, bem como controlar as respostas impostas pelo treino, desde o processo de ensino-aprendizagem e controlo da técnica, bem como a intensidade e volume do treino. Assim, só controlando todas estas variáveis é que os seus objetivos se transformarão em sólidos resultados!


Rafael Ramos - Personal Trainer




476 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo